O GP de Abu Dhabi entrou no cenário com uma novidade importante: Oscar Piastri, candidato ao título da Fórmula 1, foi obrigado a ceder seu posto no carro de Pato O’Ward para a primeira sessão de treinos livres. O australiano, que estava em terceiro lugar na briga pelo título, não conseguirá participar da sessão, o que pode ter consequências significativas em sua estratégia para o fim de semana. A troca ocorre apenas duas semanas após Piastri participar da sessão de treinos livres no México.
A sessão de sexta também terá outras mudanças. A troca em cada equipe é para cumprir a exigência da FIA de colocar um estreante no treino livre 1 em pelo menos duas etapas em cada carro da equipe. Além disso, Piastri chegou a Abu Dhabi como terceiro nome na briga pelo título após uma série de resultados favoráveis. Atualmente, ele tem 392 pontos, quatro a menos do que Max Verstappen, e 16 a menos do que Lando Norris, seu principal rival. Mesmo distante, porém, Piastri ainda tem esperanças de conquistar o título, basta que se combine certos resultados.
Com a decisão do Mundial em jogo, perder o primeiro treino pode trazer um risco extra para Piastri, que inicia o fim de semana com menos tempo de pista que seus rivais. Qualquer problema, como uma batida, pode complicar sua preparação para a classificação e para a corrida. Piastri precisará conquistar pontos e esperar por resultados favoráveis dos seus concorrentes para ainda ter chances reais de título.
A corrida em Abu Dhabi será a etapa final da temporada da Fórmula 1. Os pilotos ainda têm a classificação e a corrida principal entre suas ocorrências e tudo ainda pode mudar. Em última análise, a situação de Piastri está repleta de desafios e incertezas.
