‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi eleito o melhor filme em língua estrangeira pela Los Angeles Critics Association Awards (Lafca), superando “Foi Apenas um Acidente” do iraniano Jafar Panahi. Além disso, o longa teve também um destaque como um dos melhores da categoria “Melhor Filme” do ano, ficando em segundo lugar atrás de “Uma Batalha Após a Outra” eleito o melhor filme do ano. O ator Wagner Moura também foi destacado, ficando em segundo lugar como melhor ator do ano. Ethan Hawke foi reconhecido como o melhor ator do ano por sua atuação em “Blue Moon”.
A equipe por trás de ‘O Agente Secreto’ apresenta Kleber Mendonça Filho à direção, com o ator principal sendo Wagner Moura, que também faz a trilha sonora. O elenco inclui ainda: Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco, Wilson Rabelo e Laura Lufési. O roteiro foi elaborado por Kleber Mendonça Filho junto com outros dois autores. Sobre a fotografia, o filme apresenta, como sempre, uma estética única e reconhecível em longas da autoria do brasileiro. ‘O Agente Secreto’ tem como foco temas como segurança, subversão, fuga, morte, e outras questões relacionadas à perseguição política. Neste sentido, o filme pode ser visto como uma continuidade da estética cinematográfica presente nos filmes do autor.
A direção tem sido apontada como uma das grandes razões de ser da qualidade dos filmes de Kleber Mendonça Filho. Através de ‘O Agente Secreto’, o público brasileiro tem acesso a uma nova experiência cinematográfica que mistura elementos da política, a aventura, a crítica social por meio das escolhas artísticas da direção. ‘O Agente Secreto’ faz parte da crescente lista de filmes que ganham prêmios internacionais, aumentando assim o destaque do cinema brasileiro no exterior.
