O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que realizará um mutirão de atendimentos no Distrito Federal, ao longo do fim de semana (6 e 7/12), nas agências de Taguatinga e Planaltina, abrangendo cerca de 550 pessoas. Com este evento, espera-se reduzir o tempo de espera e facilitar o acesso da população aos benefícios do INSS.
O mutirão será realizado em parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS) e visa oferecer vagas para perícia médica e avaliação social de pessoas que aguardam o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) ou auxílio-doença. Em Taguatinga, estarão disponíveis 198 vagas para perícia médica e 80 para avaliação social, enquanto em Planaltina, foram disponibilizadas 240 vagas para perícia médica. O acesso às vagas será possibilitado apenas mediante agendamento, mediante contato com a Central 135, acesso ao site ou aplicativo do Meu INSS.
É importante notar que o INSS está procurando reduzir a fila de espera e facilitar o acesso aos benefícios para quem depende da análise do INSS. Nesse sentido, cerca de 19 mil perícias médicas serão realizadas durante o mutirão, com mais de 13 mil já agendadas em todo país. Além disso, a iniciativa visa atender pessoas que dependem de perícia médica para obter seus benefícios, contribuindo para o alívio do sofrimento social.
O mutirão visa abordar a espera prolongada por benefícios, facilitando o acesso da população aos direitos previstos na legislação previdenciária, proporcionando aos brasileiros e brasileiras a chance de receber os benefícios sociais.
