A gaúcha Maria Helena Moehlecke, 87 anos, descobriu em 2021 ter duas lesões compatíveis com câncer de pele no nariz. A área afetada parecia pequena e a princípio não causava preocupação, mas após avaliação médica, foi constatado que as lesões deveriam ser tratadas. Uma foi retirada cirurgicamente, mas a outra, localizada na ponta do nariz, teve que ser tratada com radioterapia devido à profundidade da lesão e ao risco de uma cirurgia plástica para reconstrução do nariz. O tratamento foi bem-sucedido e Maria Helena não teve mais retornos da doença.

A exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida é um dos principais fatores de risco para o câncer de pele, que é o tipo de alteração cancerígena mais incidente no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A enfermidade pode aparecer em qualquer parte do corpo e, quando identificada precocemente, apresenta boas chances de cura. No caso de Maria Helena, a descoberta das lesões aconteceu durante uma consulta médica de rotina e o tratamento foi iniciado rapidamente, apesar da pandemia de Covid-19 ter complicado as agendas de atendimento. A idosa enfrentou uma infecção durante o tratamento com radioterapia, mas logo foi combatida com medicação.

A radioterapia foi uma opção eficaz para o tratamento da lesão na ponta do nariz de Maria Helena, que não poderia ser removida cirurgicamente devido à sua profundidade. Esse tipo de tratamento utiliza radiação para destruir as células cancerígenas e pode ser usado em casos em que a cirurgia não é viável. No entanto, é fundamental lembrar que a prevenção é a melhor forma de lidar com o câncer de pele. A orientação final de Maria Helena é simples: “Que as pessoas não se exponham ao sol sem protetor, usem chapéu, fiquem atentos às lesões e procurem um dermatologista logo que perceberem algo diferente.” Além disso, é essencial realizar consultas médicas regulares e exames de rotina para detectar qualquer problema de saúde precocemente.

Camilo Dantas é redator profissional formado pela USP, com mais de 15 anos em jornalismo digital e 25 anos de experiência em SEO e estratégia de conteúdo. Especialista em arquitetura semântica, otimização para buscadores e preparação de conteúdo para LLMs e IAs, atua como uma das principais referências brasileiras em SEO avançado. Também é formado em Análise de Sistemas com foco em Inteligência Artificial, unindo expertise técnica e editorial para produzir conteúdos de alta precisão, relevância e performance. Contato: redacao@camillodantas.com.br

Exit mobile version