O Campeonato Brasileiro chega ao fim da jornada com uma disputa acirrada na parte de baixo da tabela, onde Ceará, Fortaleza, Santos, Vitória e Internacional disputam as últimas vagas na Série B. Dentre essas equipes, Internacional e Vitória são as que têm as maiores chances de rebaixamento, de acordo com os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Internacional possui uma Chance de 77,5%, enquanto o Vitória tem 64,9% de probabilidade de cair para a segunda divisão do futebol brasileiro em 2026.
O desempenho das equipes que lutam contra a queda é um misto de resultados. Internacional, no momento, está na 18ª posição do Campeonato Brasileiro, com 41 pontos, apenas um a menos que o Vitória, que está em 17º, também com 41 pontos. Já Fortaleza, na 16ª colocação, tem 43 pontos, e o Ceará, em 15º, tem também 43 pontos. Nesse sentido, as equipes em situação crítica têm a oportunidade de reverter sua situação nos confrontos da última rodada. É o caso de Internacional e Vitória, que encaram redembrots adversários na disputa pela Série B: o Internacional enfrenta o Red Bull Bragantino em busca da 8ª colocação, enquanto o Vitória joga pelo acesso à Libertadores contra o São Paulo.
Nesse contexto, a classificação é definida em uma única rodada, e a luta pela sobrevivência é intensa. O Santos, em 14º, luta com a mesma intensidade, mas tem uma chance de 2,1% de cair para a Série B, de acordo com os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais. Fortaleza, por sua vez, tem 35,2% de chance de rebaixamento, e o Ceará tem 20,4%. Os jogos da últimas rodada foram: Internacional x Red Bull Bragantino, São Paulo x Vitória, Fortaleza x Botafogo, Ceará x Palmeiras e Santos x Cruzeiro. Com o resultado desses confrontos definindo suas faltas.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o cenário é de extrema incerteza e disputa, com chances de queda para a Série B definidas em uma única rodada. Com as chances calculadas pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e os confrontos definidos, só resta aguardar o desfecho dos jogos. Com tudo a decidir, a disputa pela Sobrevivência da elite do futebol brasileiro chegou ao seu clímax.
