Uma brasileira de 55 anos foi encontrada morta em Portugal, após mais de duas semanas de seu desaparecimento. A babá, Lucinete Freitas, natural de Aracoiaba (CE), desapareceu no dia 5 de dezembro. Ela era considerada pessoa desaparecida desde então. A Polícia Judiciária de Portugal prendeu uma mulher brasileira de 43 anos, por fortes indícios da prática de crime de homicídio qualificado e crime de profanação de cadáver.
A investigação foi aberta após o desaparecimento de Lucinete, e o corpo da brasileira foi localizado em uma zona erma e com mata. De acordo com a polícia, o crime teria ocorrido por “motivo fútil” e o corpo de Lucinete foi deixado no local, coberto com objetos para ocultação. Lucinete se mudou para Portugal em abril de 2025, onde trabalhava como babá para um casal em Amadora, cidade portuguesa. Ela era mãe de um menino de 14 anos e morava sozinha no país. O marido e o filho residem em Fortaleza (CE) e pretenderam se mudar para Portugal em 2026.
As informações do caso sugerem que a brasileira estava sofrendo com o ajuste à vida no exterior e enfrentando desafios financeiros. Um relatório do Ministério da Saúde e Segurança, de 2022, indicou que 14,4% das pessoas que trabalham como babás no Brasil, se encontram com níveis “muito altos” de estresse, e 12,6% relatam ficar com medo de ficar sem trabalho ou dinheiro nos últimos 30 dias. Além disso, o número de pessoas que desistem de trabalhar no exterior e escolhem retornar para o Brasil cresceu nos últimos anos.
A prisão da mulher brasileira suspeita de homicídio e ocultação de cadáver vai ser precedida de interrogatório. A Polícia Judiciária de Portugal informou que vai aplicar medidas coativas necessárias.
