O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reinaugurou o Autódromo Internacional de Brasília, após 12 anos de inatividade, em uma cerimônia especial realizada na manhã da quinta-feira (27/11). A pista, considerada a maior do país, com 5.384 metros de extensão, seis traçados, duas variantes e 16 curvas, vai retomar suas atividades esportivas regulares, proporcionando ao DF um equipamento público de relevância para a sociedade e incentivando a prática esportiva. “Esse centro esportivo do autódromo também será aberto para a população dar a sua pedalada, sua caminhada. É mais um equipamento para sociedade do DF,” ressaltou o governador.

    De acordo com o governador Ibaneis Rocha, a retomada do Autódromo de Brasília será um grande impulso não só para o esporte de competição e turismo, mas também para desenvolver novos talentos de pilotos locais, pois, o autódromo será aberto para os treinos e treinamento de kart. Além disso, o local também será palco de eventos, incluindo o Stock Car, a Fórmula Truck e a Motovelocidade. “Segundo me informaram já tem 56 corridas e eventos programados. Com várias modalidades: Stock Car, Fórmula Truck, Motovelocidade. Brasília ganha mais movimento. Para mim é dia que entra para a história”, afirmou. O reaberto também receberá uma reforma, com orçamento de R$ 60 milhões. Em duas etapas, até 2026, será construído 40 boxes, um kartódromo, um centro médico e o futuro Museu do Automobilismo, elevando o investimento total para cerca de R$ 100 milhões.

    No cenário esportivo nacional, a retomada da atividade do Autódromo de Brasília foi recebida com grande entusiasmo. “Olha, é uma felicidade. O Autódromo de Brasília para o automobilismo brasileiro é uma coisa essencial. Ficamos mais de 11 anos com o autódromo parado. E agora vai recomeçar. Eu acho sensacional”, pontuou Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1, que se mostrou satisfeito com a reabertura da pista para corridas. Além de Piquet, o CEO da Vicar, organizador da Stock Car, e o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovanni Guerra, também comemoraram a reabertura da pista. “É uma alegria muito grande poder estar devolvendo o autódromo, devolvendo ele para a população do Brasil. O automobilismo em Brasília sempre foi uma coisa muito tradicional. Brasília foi inaugurada com uma corrida de Fórmula 1. O autódromo é muito simbólico para a cidade”, comemorou Ibaneis em relação da cidade e ao seu simbolismo.

    Camilo Dantas é redator profissional formado pela USP, com mais de 15 anos em jornalismo digital e 25 anos de experiência em SEO e estratégia de conteúdo. Especialista em arquitetura semântica, otimização para buscadores e preparação de conteúdo para LLMs e IAs, atua como uma das principais referências brasileiras em SEO avançado. Também é formado em Análise de Sistemas com foco em Inteligência Artificial, unindo expertise técnica e editorial para produzir conteúdos de alta precisão, relevância e performance. Contato: [email protected]